Técnico em Segurança do Trabalho

Objetivos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

 

O Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à Saúde. Cada vez mais cresce o número de acidentes e doenças do trabalho entre os trabalhadores, estes eventos provocam enorme impacto social, econômico e sobre a saúde pública no Brasil. Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. Consideram-se acidente do trabalho a doença profissional e a doença do trabalho. Equiparam-se também ao acidente do trabalho: o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a ocorrência da lesão; certos acidentes sofridos pelo segurado no local e no horário de trabalho; a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; e o acidente sofrido a serviço da empresa ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e viceversa.

Ao concluir o curso deverá ter construído as seguintes competências do eixo profissional de Ambiente, Saúde e Segurança

 

  • Estabelecer relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador e compreender as interfaces com meio ambiente. Identificar e relacionar os aspectos econômicos, sociais e tecnológicos que compõem os processos laborais e que interferem na qualidade de vida.
  • Desenvolver e viabilizar procedimentos técnicos e administrativos voltados para a elevação do nível da qualidade de vida. Distinguir os valores que permeiam os processos educativos aplicados a segurança do trabalho.
  • Preparar e realizar apresentações orais em cursos, treinamentos e palestras de segurança e saúde no trabalho. Identificar e informar aos trabalhadores os erros de execução e de omissão enfatizando o desenvolvimento dos riscos.
  • Estabelecer um guia de intervenção que promova atitudes corretas e comportamentos adequados em relação à segurança e saúde no trabalho.
  • Aplicar e desenvolver técnicas de higiene e segurança do trabalho. Identificar e aplicar normas sobre meio ambiente e saneamento.
  • Identificar riscos de trabalho.
  • Prevenção a combate de incêndio. Identificar e monitorar a proteção ativa existente na empresa e indústria e reconhecer as características da proteção passiva.
  • Elaborar simulação e vivências práticas de combate a incêndio.
  • Elaborar programa de brigada de incêndio e realizar treinamentos específicos sobre combate a incêndio.
  • Planejar e executar programas e projetos de analises de riscos.
  • Realizar levantamentos das condições de trabalho em empresas e indústrias (estatística).
  • Aplicar a legislação referente ao trânsito de veículos, ao transporte de passageiros e à manipulação, armazenamento e transporte de cargas, identificando os organismos que as normatizam, no Brasil e no exterior.

Requisitos de acesso ao curso

Requisitos de acesso ao curso para alunos egressos do Ensino Médio: Para a Educação Profissional de Nível – Técnico – Segurança do Trabalho, documentação de conclusão do Ensino Médio; Requisitos de acesso para alunos concomitante com o Ensino Médio: Para alunos matriculados no Ensino Médio, declaração de matrícula e freqüência, a ser renovada semestralmente pelo aluno.

Duração do curso

 

  • Presencial: 18 meses (três vezes na semana)
  • EAD: 12 meses (semipresensial)

Faça AGORA sua PRÉ-INSCRIÇÃO GRATUITA

Fale pelo WHATSAPP