Quem Somos

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Um pouco da nossa história

A Escola José Rodrigues, há 15 anos na cidade de Macaé, nasceu na década de1980, em Volta Redonda, na cidade do interior do Rio de Janeiro.
Como escola de ensino profissionalizante inicialmente recebeu o nome de “Escola de Datilografia José Rodrigues da Silva”, em homenagem ao escrivão de paz Sr José Rodrigues da cidade de Pedra Bonita MG. Foi fundada por seu diretores, na época, Newton Rodrigues Junior e Tânia Maria Rodrigues Boldião.

Com o proposito de profissionalizar os jovens e adultos da classe trabalhadora, propiciando melhores condições de vida, surgiu um dos princípios norteadores da intuição: oferecer uma educação de qualidade, por uma mensalidade acessível aos filhos dos operários. Naquela época somente quem tinha acesso a uma escola particular profissionalizante eram aqueles com um alto poder aquisitivo ou com bolsa de estudos.

Como tempo a escola cresceu e se expandiu, porém, com o advento da tecnologia, a datilografia tornou-se obsoleta e a escola migrou-se para o Ensino de Informática Básica e posteriormente, em 1999 para o Ensino Técnico, sendo que o primeiro curso técnico oferecido foi o de Enfermagem.

A partir do início das atividades com o Ensino Técnico, a organização iniciou uma expansão para outros municípios e estados, acompanhando às necessidades locais e diversificando sua grade de cursos, mas sempre mantendo o curso Técnico em Enfermagem como básico nas unidades. A expansão ocorreu também no âmbito da direção das unidades, porém tornando independentes uma das outras .

Em 2002, a escola instalou- se em Macaé-RJ sob a direção de Newton e
Josenilton Rodrigues a partir da identificação de um mercado promissor e poucas opções de ensino que pudessem sanar a demanda da cidade por cursos de qualificação profissional. Inicialmente os cursos oferecidos eram voltados para a área de saúde.

Devido às características locais, devido a economia de Macaé ser basicamente voltada à indústria do petróleo, a instituição passou a oferecer cursos que atendiam à realidade, iniciando turmas de mecânica, segurança do trabalho, entre outros cursos na área industrial.

A partir da necessidade de melhor utilização do espaço da instituição e expansão dos negócios, em 2010 foi iniciada a implementação do Ensino
Fundamental II e Ensino Médio.
Em 2015 foi implementado o Ensino Técnico à distância e em 2017 o Ensino Médio profissionalizante.
A Instituição ocupa um lugar de destaque na formação profissional em Macaé, onde estima-se em torno de 15 mil profissionais em nível técnico formados pela escola nesses anos de trabalho. Com papel de destaque também nos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), onde nossos alunos encontram-se preparados para o Ensino Técnico e Ensino superior.

MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola José Rodrigues da Silva pautará seu funcionamento na busca de educação de qualidade, onde o discente será preparado para o meio acadêmico, profissional e para a vida respeitando suas possibilidades e potencialidades concebendo-os com seres transformadores de suas realidades.

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS DA INSTITUIÇÃO

Todo o contexto pedagógico-filosófico da instituição foi desenvolvido tendo por base a nova legislação educacional, preconizada pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disto, a Equipe Pedagógica procurou ainda dentro dos melhores pensamentos e padrões de pensamento científico, insculpir os ensinamentos dos Mestres e Doutores em Educação, pelo que apresenta o presente Plano Administrativo e Pedagógico da Escola.
Faz parte deste contexto, a interdisciplinaridade que deve ir além da mera justaposição de disciplinas e ao mesmo tempo evitar a diluição das mesmas em generalidades. As disciplinas são trabalhas através de atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação, fazendo delas uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do ensino geral.

A interdisciplinaridade pode ser também compreendida se considerarmos a relação entre o pensamento, a linguagem e descobertas com base em um modelo de educação sócio-interacionistas quando o educando aprende na interação e troca de conhecimento com seus pares,
Através da pedagogia de projetos implementada pela escola José Rodrigues, a cada bimestre são realizados projetos interdisciplinar na sua concepção, execução e avaliação. Os conceitos utilizados pelos alunos são formalizados, sistematizados e registrados no âmbito das disciplinas que contribuem para o seu desenvolvimento com ser integral Essa integração entre as disciplinas busca compreender, prever e transformar a realidade. Nesse processo o educando pode superar o conhecimento meramente descritivo para captar suas conexões com outras áreas do saber na busca de novas explicações e conhecimentos. Essa prática tem contribuído com eficiência para os educando da Escola José Rodrigues colocando-os em local de destaques nos resultados de avaliação do ensino Médio (ENEM) para o egresso na Educação Superior e em sua profissionalização e nível Técnico.

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